Home Data de criação : 07/06/26 Última atualização : 11/10/17 11:33 / 324 Artigos publicados

Entrevista com Guilherme de Sá  escrito em sexta 28 setembro 2007 10:02

Blog de rosadesaron :.:::RoSoNauTaS - RoSa De SaRoN:::., Entrevista com Guilherme de Sá

Não é vergonha de Deus, é diálogo com Deus.


Salve Rosarianos de Plantão!!

Guilherme de Sá, vocalista do Rosa de Saron, cedeu uma entrevista ao nosso blog.
Na entrevista, Guilherme falou sobre como começou a se interessar pela música, suas influências, a maneira como ele compõe, o seu trabalho como produtor musical e muito mais.

 

Como e quando surgiu o seu interesse pela música? E como foi a idéia de tocar e cantar pra Deus?

Vou contar de maneira bastante resumida (senão acaba virando biografia rsrsr!)
Comecei cantando no Grupo de Oração da Igreja Matriz Santa Gertrudes, em Cosmópolis. Foi em 1991 e eu tinha 10 anos na época. Pulando bastante história - foi essa iniciação na Igreja que me direcionou a entrar na primeira banda que tive, o Hohenzollern (em alemão “Auto Didata”), na época sem noção musical nenhuma, apenas afinação e timbre. Em 1995 (já fora da banda) começa definitivamente meu interesse por música. Começo a tocar violão. Meu interesse foi tão grande que eu pulava o muro da escola só pra ficar arranhando as cordas fora da escola. Esse foi o marco. Tanto que eu costumo dizer que o único ano que a escola me serviu pra alguma coisa foi o ano que eu repeti (que não sirva de exemplo, pq não é...).
Então me mudei para Artur Nogueira e foi onde minha vida teve seu encontro. Comecei à tocar no Grupo de Oração (Rezek) onde (sem saber), a Tia do Eduardo Faro pregava. Foi ela a responsável por tudo. Ela me levou no retiro que mudou minha vida (já havia ido em mais de 10 retiros e nada...). Foi uma mãe por longos anos...Seu nome é Darci Cairo e por causa dela eu comecei realmente tocar e cantar pra Deus, muito antes dela entregar ao Eduardo minha fita mal gravada que me pôs no Rosa.


Antes do Rosa de Saron você já teve outras bandas?

Sim, oficialmente tive uma banda apenas, o Holyaholic (em inglês “viciado pelo sagrado” – termo tirado de Workaholic) - hoje é a Banda Sopro Vital (comuna no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=17822342 ). Somos grandes amigos e foram os  irmãos de caminhada que tive o prazer de conviver no Grupo de Jovens Profetas do Amor, minha grande experiência em viver em comunidade.


O que a banda Rosa de Saron significa pra você como músico e como pessoa?

Sabe aquela estória do “estava escrito nas estrelas”? É isso aí.
Impressionante, foi o conjunto de fatores que aconteceram para que levassem nossas histórias à se cruzarem. As pessoas chamam de destino. Nós chamamos de propósito. Não sei até quando isso vai durar, sei que cada momento no Rosa é único. E queira Deus que dure muito, pois é uma aventura incrível...

 

Faça uma breve descrição dos integrantes.

O Duzinho é o “Willis”, o Lerão é o Turcão (o Dú tb é), o Grevão é o cavalo, o Abrão é o Lula-Molusco, o Jiló é a piada, o Merrinha não pode ser zuado (senão processa a gente) e o Zarzur é o Argentino Corinthiano (infeliz 2 vezes). O resto é resto e os detalhes são meus rsrsrs!... 

 


Quais são suas influências musicais?

Put`s cara, você está me pedindo a Fórmula Secreta do Hamburger de Siri!
É inegável que tive influências que marcaram meu modo de raciocinar na Música como as baladas do Bon Jovi, as letras do Renato Russo, a voz do Sebastian Bach (Skid Row) e o gigante, enorme Guns `n Roses (completo em todos os quesitos, menos ao vivo). Esses nomes foram moldando o Guilherme que existe hoje.
Mas eu detesto sons antigos, mixes antigas e músicas que não terminam mais. Música é uma coisa complicada de se explicar. Pra mim é sentimento, mas o sentimento é alheio ao sentimento alheio, cada um tem um foco na Música. Não gosto de Heavy Metal e muito menos Trash. Á ultima coisa que eu espero numa canção é Técnica. Frases como “nossa, o batera toca com pedal triplo prrrrrrrr”, ou “vixe, o mano é Tenor 2xInfinito (é irritante!)” me deixam de bode... Nego técnico ta cheio por aí,  falta equilíbrio musical. A base serve a voz, não o contrário, o foco de uma banda deveria ser sempre a letra e a voz. Infelizmente isso não acontece muito por aí.
Hoje eu me baseio muito no rock moderno, gringo. Estou sempre buscando coisa nova.

 

Por que a banda te apelidou como "máquina de fazer músicas"?

Porque pra mim a música é A + B = C. Eu componho e a música já sai pronta, arranjada. Claro que não me acomodo e busco sempre especificar o arranjo da melhor maneira possível. Deixo o principal por último: a Letra. Isso dá trabalho, pq além da metragem em relação a melodia (apenas um capricho) nós escrevemos o que nós vivemos. Seria muitíssimo fácil e cômodo escrever clichês religiosos ou passagens bíblicas, mas nós optamos pela originalidade e pelo lado poético das coisas. Você nunca vai ser um formador de opiniões se apenas ficar copiando as coisas. Não é vergonha de Deus, é diálogo com Deus. Eu particularmente gosto de escrever em 1ª pessoa, de forma que, quando alguém cante, cante para si mesmo. O cara que canta com todas suas forças, com toda sua sinceridade “Eu não consigo viver sem você”, Deus vem e faz um regaço, e essa é a verdade. O dia que nós soubermos ser sinceros com Deus, não existirá prece sem ser atendida, choro sem ser consolado nem dúvida à ser respondida.

 

Como é admnistrar o seu tempo tendo que conciliar os shows, seus compromissos pessoais e a família?

É algo que ainda não aprendi. Minha prioridade é Deus, é meu chamado, e muita vezes todos que me amam sofrem por isso. Quase não tenho compromisso pessoal, meu grande compromisso é meu namoro e família é de vez em quando. Muita gente reclama que não respondo e-mails, scraps e acabam me taxando de metido por isso, mas por exemplo, fazem uns 3 meses que fico em casa apenas na segunda-feira de cada semana. É muito, muito pouco pra reorganizar a vida.

 

Como você avalia seu primeiro trabalho como produtor musical, no cd Rosa de Saron - Acústico?

É praticamente minha segunda produção. O Casa Dos Espelhos foi a minha grande experiência, eu fiz todas as linhas de arranjos desse trabalho, o Dalvimar Gallo produziu apenas os timbres e a mix do cd porque veio tudo muito pronto.
Mas foi muito diferente ter meu nome no cd porque toda a responsabilidade foi minha. Particularmente eu gostaria de ter tido mais tempo, teve muita coisa que merecia mais, mas de modo geral eu saí satisfeito porque conseguimos fazer um acústico com nossa cara, nossa personalidade musical. Rosa de Saron Acústico se parece com o Rosa de Saron, não com Capital Inicial, Titãs, etc... Eu fugi de tudo que caracteriza o Blues e o Jazz, hammond, gaita, percussão, os acordes tétrades. E apelei para as cordas, e pianos. Inverti a lógica de backing vocais e usei um padrão de bateria totalmente diferente dos padrões acústicos.
Foi gratificante ter no meu currículo um trabalho tão tocante como esse. As técnicas ditadas acima só deram ênfase ao Aspecto Canção do set list acústico.
Eu tinha um cd na minha cabeça. E ele foi concluído.


Deixe um recado pra galera que visita o blog e curte o trabalho da banda:

Sou imensamente grato pelo carinho que recebo diariamente de vocês amigos, seja via e-mail ou na estrada. Muito obrigado por cada oração, palavra amiga e paciência conosco! Eu adoraria ter mais tempo para bater papo e jogar conversa fora com cada um de vocês. Peço de coração que rezem sempre pela banda. Ah, não me chamem de emo por favor! Emotivo é a nona, eu num ixkrevú axiiim ou axadúú. Preconceito besta...
...e Salve o Tricolor Paulista!
Abrass à todos...

 

Valeu Guilherme, obrigado pelo carinho para conosco e por se dispor a responder estas perguntas. Que Deus possa iluminar seu trabalho e sua vida! Paz e bem! Valeu a força, Hulk!

 


+ Entrevistas

  Eduardo Faro

  Rogério Feltrin (Sobre o Acústico)

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.145.183.190) para se identificar     


97 comentário(s)

  • ALINE

    Sex 11 Abr 2014 05:33

    Amei , sou Fã do Gui ,bom saber mais sobre ele vindo dele mesmo as informações!!!!!!!!!

  • Thays mailto

    Dom 18 Ago 2013 00:24

    O Guilherme canta muito e lindo e além de tudo e engraçado.. rs

    amo muito a banda Rosa de Saron .. vcs sao demais ..

  • nilvam

    Qui 21 Mar 2013 17:01

    cara tu se garante...

    e ainda canta pra deus ..
    parabens

  • thais mailto

    Ter 18 Dez 2012 16:27

    gui eu te amooo com poucas palavras vc é capaz de mudar a vida das pessoas assim como fez comigo!!obgd por tdoo RDS

  • janaina

    Seg 12 Nov 2012 19:48

    as letras das musica mexem muito comigo!
    sou grata ao rosa de saron imensamente!
    amo demais!

  • lucas

    Seg 05 Nov 2012 21:00

    que excelente entrevista

  • cleyton mailto

    Sex 26 Out 2012 06:08

    domingo dia 28 DE OUTUBRO ESTARA EM MINHA CIDADE RESENDE...... NO EVENTO DNJ.... VALEU POR SER ASSIM ...... VC É O QUE É ....

  • joyce mailto

    Dom 19 Ago 2012 17:20

    OMG, eu sow mto fã desse kara elle eh d+ msm , adoro as músicas e tudo na real para mim naum são apenas letras são poesia mto d++ adorei bjux a todos ...

  • thais mailto

    Seg 06 Ago 2012 20:01

    nossa lindas palavras dele. amei.que Deus te abencoe hoje e sempre guilherme.bjusss

  • Talita mailto

    Qui 02 Ago 2012 19:44

    Eu amo a Banda Rosa de Saron , Pra mim eles sao os melhoreees ! Eu amo todas as musicas falam muito comigo - e o Cd O agora e o Eterno ta muito show (perfeitooo) ! Amoo o Guilherme .


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para rosadesaron

Precisa estar conectado para adicionar rosadesaron para os seus amigos

 
Criar um blog